R.I.P. Bettie Page

Fervo da Moda está em luto!

Notícia do site G1:

“Morreu nesta quinta-feira (11) aos 85 anos em Los Angeles, a famosa Pinup Bettie Page.

O site de Bettie Page informou ainda que a pin-up morreu de pneumonia em um hospital. No dia 2 de dezembro, ela havia sofrido um ataque cardíaco, não recuperou a consciência e permanecia internada.

Febre

A partir de 1950, Bettie Page passou a ser a modelo mais fotografada do mundo, especialmente de biquíni e lingerie. Em janeiro de 1955, chegou ao ápice da carreira, ao posar para a revista “Playboy” e se transformar em celebridade. Sua imagem virou febre e foi estampada em cartas de baralhos e álbuns. Na época, seus pôsteres sensuais decoravam os quartos dos jovens (daí a origem do termo “pin-up”, algo como espetado).

Mais tarde, Page passou décadas longe dos holofotes, lutou contra uma doença mental e se tornou uma cristã convertida. Ela voltou à cena na década de 90, ao conceder algumas entrevistas, nas quais se recusava a ser fotografada.


Carreira

Com a famosa franja preta, os olhos azul-acinzentados e um sorriso largo, Page cultivou a imagem de “menina comum”. Ex-professora e secretária, algumas de suas fotos tinham cenas de agressão e servidão.

“Bettie Page personificou o estereótipo dos anos cinquenta e a sexualidade escondida por baixo da superfície”, disseram as autoras Karen Essex e James L. Swanson no livro “Bettie Page: A vida de uma lenda das pin-ups”, de 1996.

Bettie Mae Page nasceu no dia 22 de abril de 1923, em Nashville, e foi mandada para um orfanato com mais duas irmãs depois que o pai dela foi preso. Page descrevia seu pai como um “monstro sexual” que começou a molestá-la aos 13 anos de idade.

Formada em artes, ela fez seus primeiros trabalhos como modelo nos anos 1940, após mudar-se para San Francisco.”

Anúncios

1 comentário

Arquivado em agora é sério

Uma resposta para “R.I.P. Bettie Page

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s