2008 o baspho já começou!

PAAAARA TUDO E CHAMA A NASA! O Alcino Leite da Folha de SP escreveu hoje:

O estilista Alexandre Herchcovitch, um dos principais nomes da moda brasileira, vendeu as suas duas marcas –Herchcovitch; Alexandre e Herchcovitch Jeans– à holding IM –Identidade Moda, da qual participa o grupo financeiro HLDC Investimentos, o mesmo que comprou em julho último a Zoomp e a Zapping.

Além das marcas de Herchcovitch, a IM –Identidade Moda também passa a controlar a Zoomp e a Zapping.

A holding anunciou ainda a aquisição da marca Fause Haten, da grife Cúmplice e de parte dos negócios das lojas Clube Chocolate.

As aquisições indicam, já no início de 2008, que este será um ano crucial e muito quente para os negócios da moda brasileira. Em dezembro, a Ellus passou a ser controlada por uma holding formada pelo banco UBS, que também promete divulgar em breve a compra de novas grifes –cogita-se que serão Isabela Capeto e Vide Bula. Esta holding deverá fazer um desfile coletivo na São Paulo Fashion Week, em janeiro.

A corrida para a compra de marcas prestigiosas –em geral geridas como negócios familiares- repete no meio da moda brasileira o processo de acumulação capitalista que ocorreu na Europa, a partir dos anos 90.

Na época, sucessivas aquisições deram origem a poderosos conglomerados europeus de moda, lojas e produtos de luxo, como LVMH Moet Hennessy Louis Vuitton –dono de Louis Vuitton, Givenchy e Kenzo, entre outras– e PPR (Pinault-Printemps-Redoute) –proprietário de Gucci, Balenciaga, Yves Saint Laurent e outras.

Herchcovitch, 36, continuará como diretor de criação das duas grifes que vendeu. Ele vai acumular este cargo com dois outros, para os quais havia sido contratado em julho passado: o de diretor de criação da Zoomp e de curador criativo de todas as grifes que formarão o portfólio da nova holding.

“Vendi minhas marcas porque o grupo vai fazer uma injeção de capital que eu levaria anos para realizar. Com isso, as marcas vão tomar um novo rumo, e tudo que eu sonhei poderá se realizar a partir de agora”, diz Herchcovitch.

Loja em Nova York

Ele conta que, entre os novos projetos, está a abertura de uma loja em Nova York, nos mesmos moldes da que a marca Herchcovitch; Alexandre possui em Tóquio. Também deverão ser abertas uma nova loja do estilista nos Jardins, em substituição à atual, na rua Haddock Lobo, e outra em um shopping paulista.

Além disso, os desfiles de Herchcovitch em Nova York deverão receber mais recursos já na próxima temporada, que começa em fevereiro.

“Poderei contratar melhores modelos”, diz. Como exemplo do impacto dos novos investimentos nas grifes, ele conta que sua próxima coleção, que deveria ter 250 itens, vai chegar às lojas com 700.

Para o estilista –que não revela o valor pelo qual vendeu as suas marcas–, a aquisição de grifes por grandes grupos é um processo benéfico à moda brasileira. “Ele traz profissionalização, competitividade e, principalmente, gestão, que é uma coisa complicada para uma empresa pequena, familiar, sem diretores por trás para pensar o que é melhor para ela”, declara.

Segundo o empresário Paulo Borges, criador e diretor da São Paulo Fashion Week, essas aquisições são “importantíssimas”. “Na Europa, nos anos 90, elas permitiram um salto imenso para os negócios da moda, profissionalizando bastante as marcas”, diz.

Na opinião de Borges, o processo está ocorrendo agora no Brasil porque, além do crescimento econômico do país, “o mercado nacional de moda chegou à maturidade”.

Tô passê.

Ele não tá aqui pra brincadeira! Ele quer o hype em CASH!

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em agora é sério

4 Respostas para “2008 o baspho já começou!

  1. Bibi

    Acho chic! Se eu tivesse uma marca eu vendia também

  2. Walter Egoh

    Copiou o texto do UOL (ou da Folha), né?
    Ctrl+C / Ctrl+V neles!!!

  3. e está devidamente creditado.

  4. Pedro Gurgel

    Eu não vendia por nada. Está subordinado a um grupo, onde a qualquer momento um design pode ser substituido por outro, ou ate mesmo fechar as marcas.. é um mercado perigoso..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s